Em teoria chamo-me José Oliveira. Mas na prática, sou o Nelito, filho do também Nelito e da Lucinha do hospital, também conhecida como Lúcia da Panela.
Fui convidado para presidir a Comissão de Festas do São João da Praia de Paramos, convite que aceitei com prazer, apesar de saber a responsabilidade que me traria, não só pelo grande significado que este evento tem para a nossa freguesia, mas por conhecer a minha exigência na execução de projetos aos quais me incluo.


Paramos é a segunda maior freguesia do concelho de Espinho, com aproximadamente 5.9 Km2 mas simultaneamente a que menor número de habitantes tem: menos que 3.500.
A festa do São João da Praia de Paramos é a festa de São João mais antiga do concelho de Espinho, sendo, por aquilo que consegui apurar entre várias pessoas do concelho, uma festa quase centenária. Desde então muitas comissões de festas passaram pela gestão desta festa tão tradicional da nossa freguesia.


Conto com mais 13 formidáveis elementos, dos 13 aos 56 anos, que temos algo em comum: um amor genuíno pela freguesia de Paramos. Juntos vamos trabalhar arduamente para concretizar o nosso propósito: que a festa do São João seja um ícone para o nosso concelho. Um orgulho para toda a nossa freguesia.


Como tal, e decididos que assim aconteça, começamos por juntar à habitual procissão dominical, mais 3 santos da nossa freguesia, com o objetivo de adicionar à nossa festa, todos os lugares da nossa imensa aldeia. A procissão 2019 contará com o andor do São João, da Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Aparecida, Santo Tirso, Nossa Senhora da Guia e a Nossa Senhora do Calvário. Alargaremos também o percurso da nossa procissão para que cubra uma maior área da Praia de Paramos. Ainda em relação aos eventos religiosos, incluímos também duas sessões de terço na nossa capela do São João da Praia de Paramos.


No âmbito social, convidamos da freguesia os grupos de catequese, o centro social, infantário, o agrupamento escolar e o “projeto Amigo”, para atuarem na tarde de domingo com participação cultural. A Banda União Musical Paramense, um dos grandes orgulhos da nossa terra, terá a sua participação durante a manhã de domingo, começando com uma arruada, seguido da missa tocada e de animação e embelezamento da procissão.


No que refere à programação das festas, quisemos ser diferentes: brindar a nossa festa com bandas e grupos de caráter nacional. Teremos então…
• 4ª e 5ª feira 19 e 20 de junho respetivamente, será rezado o Terço na capela do São João.
• 6ª feira 21 junho no “palco do Largo”, o já bem conhecido do nosso concelho grupo Tekos, que nos premiará com o seu enorme camião palco e o seu espetáculo inigualável de som e luz repleto de uma variedade e qualidade musical que só este grupo consegue proporcionar.
• Sábado 22 junho, no “palco do Mar”, o cantor brasileiro Marcus que encanta Portugal pela sua voz, alegria e simpatia, abrirá a noite com espetáculo que vai contagiar a plateia juntamente com as suas bailarinas, seguido dos Impecáveis Band, banda do nosso concelho, que animarão como só eles sabem, a festa de sábado à noite. Pela noite dentro, teremos música com DJ convidado, para manter a noite bem ritmada…
• Domingo, teremos a arruada matinal de umas das melhores Bandas musicais do país: a Banda União Musical Paramense despertará a nossa festa às 9h. Seguidamente a eucaristia, as 11h, ocorrerá na capela do São João, com participação da mesma banda. Posteriormente, sai a procissão pelas principais vias da Praia de Paramos seguida da Bênção ao Mar.
De tarde, depois das 15h, começarão no “palco do Largo” as atividades culturais das várias instituições e grupos da nossa freguesia, para dar ânimo à tarde de domingo.
À noite teremos no “palco do Mar” o verdadeiro Embaixador da Alegria, o Augusto Canário & Amigos, que farão uma noite de São João como não há memória no nosso concelho. Este grupo Minhoto vai encantar toda a população com as suas animadíssimas músicas e um cenário como só eles sabem fazer.
O fogo de artifício, típico do São João, iluminará o céu da freguesia de Paramos.
Pela noite dentro, teremos no “palco do Largo” a banda GJ Show com o seu camião palco e cenário deslumbrante, animará a grande noitada de São João.
• 2ª feira, 24 de junho dia de São João, teremos no “palco do Mar” o carismático Ti Maria da Peida que conta já com vários espetáculos no estrangeiro bem como presença em vários canais nacionais. Um teatro musical de comédia inédito, que fará rir desde os mais novos aos mais experientes ouvintes!


Contaremos com barracas de artesanato e de comes e bebes, roulottes de farturas, diversões para novos e graúdos, insufláveis e ainda dois palcos para poder agilizar todas as atuações do nosso cartaz.
Teremos zonas VIP as quais terão vistas privilegiadas para os concertos bem como terão incluídos serviço de catering.

Como é evidente neste programa de festas, existe uma vontade imensa de fazer algo grande, fazer algo inédito. Fazer com que a nossa humilde freguesia de Paramos seja conhecida por esta grande festa nacional que é o São João. Faremos com que o lugar desta festa, a Praia de Paramos, seja memorável. Faremos com que toda a freguesia se junte e colabore para que esta festa seja conhecida como sendo a FESTA DO SÃO JOÃO DE PARAMOS, DO CONCELHO DE ESPINHO.
Para tal, pediremos uma colaboração financeira dos habitantes da freguesia e do concelho, aos nossos queridos emigrantes bem como empresas locais e vizinhas. Teremos equipas dedicadas aos peditórios porta a porta e outras para peditórios empresariais. Em qualquer um dos casos, seremos transparentes com todos os patrocinadores, ficando comprovativos documentados com o valor doado e identificação da pessoa / empresa.
Iremos realizar várias festas no Salão da Banda União Musical Paramense, sorteio de cabazes e ainda teremos uma tômbola com excelentes prémios. Tendo esta festa um orçamento arrojado, trabalharemos para conseguir tais verbas contando com o apoio de particulares, empresas e entidades públicas.


Agradeço do fundo do coração a ajuda incansável dos restantes membros da comissão e a outros tantos amigos que, não fazendo parte pública da mesma, trabalham igualmente para o mesmo fim. Obrigado a essas pessoas.


Da minha parte e em nome de toda a comissão, prometo dedicação para cumprir o nosso propósito.


Obrigado.
Nelito

 
 
     

 

 

 


  • © 2018 São João de Paramos by Motometria
  •